02
set
09

tecnologia:cadê o meu gmail?


O Google publicou no blog do Gmail uma explicação para a interrupção do serviço de e-mails por aproximadamente 100 minutos durante a tarde de ontem. A empresa disse que o fato ocorrido foi, sim, coisa séria e pediu desculpas aos seus milhões de usuários.

Segundo a empresa, o problema todo ocorreu porque uma equipe desligou uma “pequena fração” dos servidores do Gmail para realizar upgrades de rotina no equipamento. O curioso é que fizeram isso com a certeza de que mudanças realizadas previamente não permitiriam que houvesse sobrecarga nos roteadores que direcionam tráfego do serviço. Infelizmente Murphy agiu e o pior aconteceu.

Alguns dos roteadores do Gmail não conseguiram responder à enorme demanda de requisições, e acabaram colocando todos os roteadores de requisição em funcionamento. Como em todo efeito cascata, a interface web ficou indisponível por mais de uma hora. O problema afetou usuários de todo o mundo.

De acordo com o relato de Ben Treynor, vice-presidente de engenharia do Google, a equipe do Gmail foi avisada da indisponibilidade em questão de segundos e logo começou a trabalhar numa solução para o problema. A decisão deles foi, então, colocar um monte de roteadores de requisição no ar, fazendo com que o serviço voltasse a funcionar.

O Google reitera que já está trabalhando para que isso não aconteça novamente. A empresa afirma que o seu serviço de e-mail ainda mantém o uptime (porcentagem de tempo que permanece online funcionando) de mais de 99,9%.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – continuação – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

O Google informou que restabeleceu o acesso ao seu serviço de email e que investiga a causa da interrupção que durou mais de uma hora na tarde de terça-feira (01/09).

Usuários do mundo todo foram aparentemente afetados, com internautas da Inglaterra, Itália, Cingapura e África do Sul registrando reclamações na página de suporte da empresa na Internet.

O problema acontece no momento em que o Google tenta concorrer com a Microsoft e com a IBM para expandir seu serviço para usuários comerciais, que são menos tolerantes a longas interrupções.

“Qualquer um que pense em migrar para um email do Google para fins corporativos terá de pensar novamente! É irritante – sendo gratuito ou de qualquer outra forma!”, escreveu um usuário.

Fonte: INFO Online

Anúncios

1 Response to “tecnologia:cadê o meu gmail?”


  1. 2 de setembro de 2009 às 14:51

    Estamos nas mãos/mouse do google…. sem ele nao fazemos nada


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Arquivos

setembro 2009
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

del.icio.us

Twitter do bacon

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: