11
set
09

tecnologia: cloud computing e virtualização


Cloud Computing

Este novo modelo de computação promete muito nos próximos anos. Segundo o Gartner esta é uma grande tendência. Muitos grandes vendors, como Amazon, Google, IBM, Microsoft e Yahoo, já têm ações concretas nesta frente.

Novamente estamos falando de abstração, desta vez em uma escala diferente da virtualização. Para muitos esta é uma forma diferente de hosting como conhecemos hoje e pode ser um meio muito mais barato e fácil de escalar aplicações.

Esta abstração é a abstração de hardware. Não de um único computador, mas todo um data center. Por exemplo, você desenvolve de forma remota e nunca acessa o seu hardware, assim é possível pagar apenas pelo que está sendo consumido de recursos e não é necessário alocar recursos que não estão sendo utilizados. Confira este vídeo do You Tube da GoGrid a baixo:

Virtualização

Em poucas palavras, estamos falando de abstração. Pode ser abstrair/deixar transparente o hardware, você tem acesso a este hardware mas como se fosse uma camada virtual. Hoje em dia já é algo bem comum, existe virtualização de celular, video-game (quem nunca jogou Super Nintendo com o Znes?) e sistemas operacionais para hardwares específicos. Focando no ambiente do desenvolvedor, isto já nos traz diversas vantagens em termos de:

  • Teste de Tecnologias: Podemos instalar diversas tecnologias que ainda estão incipientes ou que podem simplesmente desconfigurar ou prejudicar o seu ambiente, então estes testes são realizados em um sistema operacional virtual que pode ser Windows, Linux ou qualquer outro.
  • Teste de Software: Se a sua aplicação Web precisa rodar nos navegadores Internet Explorer 6,7 e 8, Firefox 3 e Safari, você pode criar um sistema operacional contendo o ambiente para testar com cada navegador destes.
  • Desenvolvimento com VPN: Às vezes você precisa desenvolver remotamente utilizando a VPN de um cliente, que é o meu caso. Neste cenário, quando você conecta na VPN do cliente você perde o acesso a internet. Então é uma boa idéia criar uma máquina virtual para conectar na VPN do cliente e não perder seu acesso à web para consultas, por exemplo.
  • Separação de Ambientes: Suponha que você tenha que desenvolver para ambientes totalmente diferentes, como para Linux com GTK e para Windows com Oracle forms. Neste caso é uma boa idéia ter duas máquinas virtuais, uma para cada.

Entre outras aplicações, existe mais duas grandes vantagens que são:

  • Gerência de Configuração: Como todo o ambiente está em uma máquina virtual, basta copiar a pasta com os arquivos da máquina virtual e pronto, fica muito mais fácil realizar backup e disponibilizar um ambiente para um desenvolvedor.
  • Custos: Como tudo está virtualizado, é mais fácil trocar as soluções de máquinas e aumentar a máquina sem afetar as soluções, tanto a manutenção como o backup são favorecidos com isto.

Os servidores de aplicação e banco de Dados, LDAPs(AD) também podem ser virtualizados, existem soluções muito boas como: Virtual Box, VMware, Virtual PC e o XEN. Eu particularmente já trabalhei com o Virtual PC e com o VMware em produção de forma muito positiva, XEN é muito utilizado hoje em dia em ambientes Linux pelo baixo custo e por aumentar muito a disponibilidade das soluções.

Anúncios

0 Responses to “tecnologia: cloud computing e virtualização”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Arquivos

setembro 2009
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

del.icio.us

Twitter do bacon

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: