08
out
09

pessoal: fringe real nada, puro gás metano! =)


Gás metano provável culpado pelo incidente de Umm Jouzeh

Salt – “Fumaça e calor intenso descobertos emergindo do chão em uma área de Umm Jouzeh, próxima de Rmemin, na terça-feira, foram provavelmente provocados por uma reação química que acendeu um depósito subterrâneo de gás metano, um perito disse nesta quarta-feira.

O presidente da Associação de Geólogos Jordanianos, Bahjat Odwan, disse ao Jordan Times ontem que a área emitindo calor possuía em verdade 20 metros quadrados, adicionando que o calor emanava de um pequeno buraco.

Depois que a área foi resfriada e a terra revirada, funcionários locais cavara uma trincheira de 1,5m na área, contou. Análises iniciais mostraram que o local estava saturado com materiais bio-orgânicos acumulados e gás metano.

Devido a reações químicas, o gás, que é altamente inflamável, pegou fogo na área, produzindo temperaturas medidas em 180 graus C, disse Odwan.

Depois que o solo da área foi revirado e a área aberta com o auxílio de tratores, o gás preso no solo foi liberado. Bombeiros resfriaram a área com água, e o local tornou-se seguro, a Associação Jordaniana de Geólogos informou ontem”.

[Jordan Times: Methane gas likely to blame for Umm Jouzeh incident]

Ou seja, a explicação às ovelhas vaporizadas calcinadas é lixo, ou mais precisamente, esgoto. A própria notícia original, antes mesmo que o local fosse investigado e o perigo contido, já mencionava a provável explicação, embora o wire da EFE tenha confundido um pouco a história omitindo alguns detalhes e trocando a ordem de alguns fatos – a rede de esgotos é a fonte dos materiais orgânicos.

Gás metano, produzido pela decomposição de matéria orgânica e entrando em combustão, também é conhecido como fogo fátuo, relacionado a todo tipo de lendas indo de fantasmas a extraterrestres, neste último caso conhecido também como o infame “gás dos pântanos”.


2 Responses to “pessoal: fringe real nada, puro gás metano! =)”


  1. 8 de outubro de 2009 às 15:21

    Eles podem dizer o que quiserem agora nao? Mas me diga coo, nos relatos iniciais, nao havia nenhuma chama??? E as pessoas poderiam ficar perto a ponto de poder jogar objetos?

    Veja em detalhes o que aconteceu e pense novamente se poderia ter sido metano:

    http://www.anovaordemmundial.com/2009/10/temperatura-sobe-400c-em-regiao-da.html

  2. 2 Wasef Bishara Sayegh
    14 de outubro de 2009 às 13:56

    En este mismo pueblo Llamado Ermemeen-Balqa-Jordania(RMEMIN)
    Las autoridades de jordania están construyendo la cárcel mas protestada de su história. La construcción se lleva en un lugar situado por encima de los manantiales de agua potable, en dónde el puebo carece de los sistemas de desagüe y carece de todo tipo de vigiláncia medioambiental. Llegando a ser este pueblo “turístico y residencial”, “el cementerio de la basura de los pueblos adyacentes” y del campo de refugiados mas grande de oriente medio(AL BAQAA) . Las autoridades y las organizaciones internacionales del medioambiente prestan oidos sordos hacia nuestras reclamaciones. Tratamos de salvar a nuestro pueblo desde el extranjero, ya que la mayoria absoluta de la población de este pueblo se emigró a los Estados Unidos Y a Europa…
    La zona quemada supera los 2000 metros cuadrados. Que está, rodeada de las famosas granjas de pollo, en dónde el control medioambiental es inexistente. Y por último, cabe resaltar que este territorio era la base logística de los gerrilleros palestinos en las decadas del pasado .
    Barcelona, Octubre-2009


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Arquivos

outubro 2009
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

del.icio.us

Twitter do bacon


%d blogueiros gostam disto: